Principal / Publicações / EDITAL Nº 073/2024 - Elaboração de Diagnóstico de Conservação Preventiva para a Preservação e a Difusão de Documentos, Conhecimentos e Remanescentes Materiais do antigo Destacamento de Operações de Informações de Defesa Interna (DOI-CODI)

Publicações

EDITAL Nº 073/2024 - Elaboração de Diagnóstico de Conservação Preventiva para a Preservação e a Difusão de Documentos, Conhecimentos e Remanescentes Materiais do antigo Destacamento de Operações de Informações de Defesa Interna (DOI-CODI)
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Publicado em31/07/2024 às 11:00

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo, Contrato nº 60/2024 processo nº 23089.038711/2023-24, com o objetivo de apoiar o projeto “Elaboração de Diagnóstico de Conservação e a Conservação Preventiva para a Preservação e a Difusão de Documentos, Conhecimentos e Remanescentes Materiais do antigo Destacamento de Operações de Informações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:

 

1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Bolsista de Iniciação Científica

Realização pesquisa de Arqueologia Pública

 

BOL. PES.ARQ

Híbrido

Auxiliar na organização e catalogação de materiais arqueológicos, garantindo a correta documentação e preservação dos itens; contribuir para a análise e interpretação dos materiais, colaborando com a equipe de curadoria na elaboração de relatórios e estudos; participar na preparação e montagem de exposições e mostras, ajudando na escolha e disposição dos artefatos; realizar pesquisas adicionais sobre os materiais, buscando informações em literatura especializada e bancos de dados; auxiliar na manutenção do acervo, incluindo a limpeza e conservação preventiva dos materiais; apoiar a elaboração de materiais educativos e informativos sobre os artefatos para o público geral e acadêmico; produzir relatório final.

Graduação em andamento

História, Arqueologia, Ciências Sociais

 

1 (uma) vaga

R$720,00

6 (seis) meses

Bolsista de Iniciação Científica

Realização de pesquisa documental

BOL.PESQ.DOC

Home Office

Pesquisar em documentos digitalizados fornecidos pelos coordenadores de pesquisa, extrair manualmente informações destes documentos, de acordo com as orientações; preencher planilha de dados de acordo com orientações; realizar back up periódico do trabalho realizado; apresentar relatórios e participar de reuniões mensais para apresentação dos resultados parciais; comunicar à coordenação qualquer dificuldade na execução das tarefas; apresentar trabalho no Congresso Acadêmico da Unifesp; produzir relatório final.

Graduação em andamento 

História, Arqueologia, Ciências Sociais, Arquivologia, Biblioteconomia ou Ciências da Informação

 

1 (uma) vaga

R$720,00

6 (seis) meses

 

Bolsista de Iniciação Cientifica – BOL. PES.ARQ

1.1.1. Compreende-se como perfil de candidato(a) ao processo seletivo deste edital aquele(a) que tenha Graduação em andamento em História, Arqueologia e Ciências Sociais.

1.1.2. Tenha experiência acadêmica e/ou prática em materiais arqueológicos; conhecimento básico sobre métodos de conservação e catalogação de artefatos arqueológicos; habilidade em pesquisa e análise de informações relacionadas a materiais arqueológicos; experiência prévia em trabalho de curadoria ou em atividades relacionadas a museus e exposições é diferencial; experiência prévia com softwares de gerenciamento de dados e ferramentas digitais para organização e documentação é diferencial.

1.2. São atribuições da(o) bolsista:

1.2.1.Auxiliar na organização e catalogação de materiais arqueológicos, garantindo a correta documentação e preservação dos itens; contribuir para a análise e interpretação dos materiais, colaborando com a equipe de curadoria na elaboração de relatórios e estudos; participar na preparação e montagem de exposições e mostras, ajudando na escolha e disposição dos artefatos; realizar pesquisas adicionais sobre os materiais, buscando informações em literatura especializada e bancos de dados; auxiliar na manutenção do acervo, incluindo a limpeza e conservação preventiva dos materiais; apoiar a elaboração de materiais educativos e informativos sobre os artefatos para o público geral e acadêmico; produzir relatório final.

1.2.2. Será disponibilizada 1 uma vaga de Bolsista de Iniciação Cientifica – BOL. PES.ARQ

 

Bolsista de Iniciação Científica – BOL.PESQ.DOC

1.3.1. Compreende-se como perfil de candidato(a) ao processo seletivo deste edital aquele(a) que tenha Graduação em andamento em História, Arqueologia, Ciências Sociais, Arquivologia, Biblioteconomia ou Ciências da Informação.

1.3.2. Tenha experiência acadêmica e/ou prática em pesquisa documental, conhecimentos básicos de Microsoft Excel, alimentação de Banco de Dados, habilidades de pesquisa em documentos digitalizados.

1.4. São atribuições da(o) bolsista:

1.4.1.Pesquisar em documentos digitalizados fornecidos pelos coordenadores de pesquisa, extrair manualmente informações destes documentos, de acordo com as orientações; preencher planilha de dados de acordo com orientações; realizar back up periódico do trabalho realizado; apresentar relatórios e participar de reuniões mensais para apresentação dos resultados parciais; comunicar à coordenação qualquer dificuldade na execução das tarefas; apresentar trabalho no Congresso Acadêmico da Unifesp; produzir relatório final.

1.4.2. Será disponibilizada 1 uma vaga de Bolsista de Iniciação Cientifica – BOL.PESQ.DOC

 

2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar 20 (vinte) horas semanais.

2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma Híbrida para vaga de Bolsista de Iniciação Cientifica - BOL. PES.ARQ com atividades presenciais no Laboratório de Arqueologia Pública da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na cidade de Campinas (SP) e Home Office para vaga de Bolsista de Iniciação Cientifica - BOL.PESQ.DOC


3.DAS INSCRIÇÕES

3. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 01/08/2024 e as 23h59min do dia 07/08/2024

3.1.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com

cópia para plens@unifesp.br, de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e carta de intenção com até 2 páginas, em que se apresente a experiência desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).

3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (073/2024) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

3.3. Os candidatos só poderão se inscrever para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1 Bolsista de Iniciação Cientifica – BOL. PES.ARQ

4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor deR$ 720,00 (setecentos e vinte reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 6 (seis) meses, correspondente ao período de 02/09/2024 a 28/02/2025

4.1.3. Bolsista de Iniciação Cientifica – BOL.PESQ.DOC

4.1.4. 1 (uma) bolsa mensal no valor deR$ 720,00 (setecentos e vinte reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 6 (seis) meses, correspondente ao período de 02/09/2024 a 28/02/2025

 

4.5. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedada a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual.

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.


7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

08/08/2024

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

09/08/2024

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

12/08/2024

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

13/08/2024

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

14/08/2024

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

15/08/2024

 

7.1. O presente processo seletivo será válido por 6 (seis) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e

disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 02/09/2024 e término em 28/02/2025, condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO “Elaboração de Diagnóstico de Conservação e a Conservação Preventiva para a Preservação e a Difusão de Documentos, Conhecimentos e Remanescentes Materiais do antigo Destacamento de Operações de Informações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo”, EDITAL N°073/2024.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: plens@unifesp.br

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

 

 

 

16/08/2024 às 09:53
Resultado Final

A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da fase de recursos:

Bolsista de Iniciação Científica - BOL.PESQ.DOC

TITULAR

Isadora Aparecido Fernandes da Rosa

SUPLENTE

Milena de Farias de Souza

Bolsista de Iniciação Científica - BOL.PES.ARQ

TITULAR

Sofia Guedes Schulte Ulguim

14/08/2024 às 08:35
Resultado Preliminar

A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista:


Bolsista de Iniciação Científica - BOL.PESQ.DOC

TITULAR

Isadora Aparecido Fernandes da Rosa

SUPLENTE

Milena de Farias de Souza

NÃO COMPARECEU À ENTREVISTA

Marina Luz de Carvalho


Bolsista de Iniciação Científica - BOL.PES.ARQ

TITULAR

Sofia Guedes Schulte Ulguim

12/08/2024 às 11:41
Convocação para Entrevistas

Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 13/08/2024, nos horários especificados.

As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma Google Meet.

Link da videochamada: https://meet.google.com/csb-bsqx-vqn

BOL.PESQ.DOC

10h00min - Marina Luz de Carvalho

10h20min - Milena de Farias de Souza

10h40min - Beatriz de Oliveira Lima

11h00min - Isadora Aparecido Fernandes da Rosa


Link da videochamada: https://meet.google.com/cgr-tfeb-srs 

BOL. PES.ARQ

14h00min - Sofia Guedes Schulte Ulguim

12/08/2024 às 10:33
Alteração de Cronograma do processo seletivo

Por motivos intrínsecos ao projeto o cronograma do processo seletivo foi alterado conforme segue:

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

12/08/2024

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

13/08/2024

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

14/08/2024

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

15/08/2024

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

16/08/2024

Nenhum arquivo cadastrado.