A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada
pela Universidade Federal de São Paulo, Contrato nº 60/2024 processo nº 23089.038711/2023-24,
com o
objetivo de apoiar o projeto “Elaboração
de Diagnóstico de Conservação e a Conservação Preventiva para a Preservação e a
Difusão de Documentos, Conhecimentos e Remanescentes Materiais do antigo
Destacamento de Operações de Informações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São
Paulo”, torna pública a
abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO DAS
VAGAS
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
Bolsista de Iniciação Científica Realização pesquisa de Arqueologia Pública |
BOL. PES.ARQ |
Híbrido |
Auxiliar na
organização e catalogação de materiais arqueológicos, garantindo a correta
documentação e preservação dos itens; contribuir para a análise e
interpretação dos materiais, colaborando com a equipe de curadoria na
elaboração de relatórios e estudos; participar na preparação e montagem de
exposições e mostras, ajudando na escolha e disposição dos artefatos; realizar
pesquisas adicionais sobre os materiais, buscando informações em literatura
especializada e bancos de dados; auxiliar na manutenção do acervo, incluindo
a limpeza e conservação preventiva dos materiais; apoiar a elaboração de
materiais educativos e informativos sobre os artefatos para o público geral e
acadêmico; produzir relatório final. |
Graduação em andamento História, Arqueologia, Ciências Sociais
|
1 (uma) vaga |
R$720,00 |
6 (seis) meses |
Bolsista de
Iniciação Científica Realização de pesquisa documental |
BOL.PESQ.DOC |
Home Office |
Pesquisar em
documentos digitalizados fornecidos pelos coordenadores de pesquisa, extrair
manualmente informações destes documentos, de acordo com as orientações;
preencher planilha de dados de acordo com orientações; realizar back up periódico do trabalho
realizado; apresentar relatórios e participar de reuniões mensais para
apresentação dos resultados parciais; comunicar à coordenação qualquer
dificuldade na execução das tarefas; apresentar trabalho no Congresso
Acadêmico da Unifesp; produzir relatório final. |
Graduação em andamento História, Arqueologia, Ciências Sociais, Arquivologia, Biblioteconomia ou Ciências da Informação
|
1 (uma) vaga |
R$720,00 |
6 (seis) meses |
Bolsista de
Iniciação Cientifica – BOL. PES.ARQ
1.1.1. Compreende-se como perfil de candidato(a) ao processo seletivo deste edital
aquele(a) que tenha Graduação em andamento em História, Arqueologia e Ciências Sociais.
1.1.2. Tenha experiência acadêmica e/ou prática em materiais arqueológicos; conhecimento básico sobre métodos de conservação e catalogação de artefatos arqueológicos; habilidade em pesquisa e análise de informações relacionadas a materiais arqueológicos; experiência prévia em trabalho de curadoria ou em atividades relacionadas a museus e exposições é diferencial; experiência prévia com softwares de gerenciamento de dados e ferramentas digitais para organização e documentação é diferencial.
1.2. São atribuições
da(o) bolsista:
1.2.1.Auxiliar na
organização e catalogação de materiais arqueológicos, garantindo a correta
documentação e preservação dos itens; contribuir para a análise e interpretação
dos materiais, colaborando com a equipe de curadoria na elaboração de relatórios
e estudos; participar na preparação e montagem de exposições e mostras,
ajudando na escolha e disposição dos artefatos; realizar pesquisas adicionais
sobre os materiais, buscando informações em literatura especializada e bancos
de dados; auxiliar na manutenção do acervo, incluindo a limpeza e conservação
preventiva dos materiais; apoiar a elaboração de materiais educativos e
informativos sobre os artefatos para o público geral e acadêmico; produzir
relatório final.
1.2.2. Será disponibilizada 1 uma vaga
de Bolsista de Iniciação Cientifica – BOL. PES.ARQ
Bolsista de Iniciação
Científica – BOL.PESQ.DOC
1.3.1. Compreende-se como perfil de candidato(a) ao processo seletivo deste edital
aquele(a) que tenha Graduação em andamento em História, Arqueologia, Ciências Sociais,
Arquivologia, Biblioteconomia ou Ciências da Informação.
1.3.2. Tenha experiência acadêmica e/ou prática em pesquisa documental, conhecimentos básicos de Microsoft Excel, alimentação de Banco de Dados, habilidades de pesquisa em documentos digitalizados.
1.4. São atribuições
da(o) bolsista:
1.4.1.Pesquisar em
documentos digitalizados fornecidos pelos coordenadores de pesquisa, extrair
manualmente informações destes documentos, de acordo com as orientações;
preencher planilha de dados de acordo com orientações; realizar back up periódico do trabalho realizado;
apresentar relatórios e participar de reuniões mensais para apresentação dos
resultados parciais; comunicar à coordenação qualquer dificuldade na execução
das tarefas; apresentar trabalho no Congresso Acadêmico da Unifesp; produzir
relatório final.
1.4.2. Será disponibilizada
1 uma vaga de Bolsista de Iniciação
Cientifica – BOL.PESQ.DOC
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar
20 (vinte) horas semanais.
2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma Híbrida para vaga de Bolsista de Iniciação Cientifica - BOL. PES.ARQ com atividades presenciais no Laboratório de Arqueologia Pública da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na cidade de Campinas (SP) e Home Office para vaga de Bolsista de Iniciação Cientifica - BOL.PESQ.DOC
3.DAS INSCRIÇÕES
3. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 01/08/2024 e as
23h59min do dia 07/08/2024
3.1.1. Para efetivar
a inscrição será necessário o envio,
para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com
cópia para plens@unifesp.br, de comprovante de escolaridade,
currículo lates e/ou
vitae e carta de intenção
com até 2 páginas, em
que se apresente a experiência desejável para
a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (073/2024) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.2. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de
desclassificação dos
candidatos.
3.3. Os candidatos só poderão se inscrever
para uma das funções da cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado:
4.1.1 Bolsista de
Iniciação Cientifica – BOL. PES.ARQ
4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor deR$ 720,00 (setecentos e vinte reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 6 (seis) meses, correspondente ao período de 02/09/2024 a 28/02/2025
4.1.3. Bolsista de Iniciação Cientifica – BOL.PESQ.DOC
4.1.4. 1 (uma) bolsa mensal no valor deR$ 720,00 (setecentos e vinte
reais), conforme a previsão
orçamentária destinada para esta finalidade, por 6 (seis) meses, correspondente ao
período de 02/09/2024 a 28/02/2025
4.5. O início das
atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro
por parte do financiador do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições
estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital
para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado,
de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1. A seleção será realizada
em duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise
dos currículos
e cartas de intenção
dos(as) candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local
ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente,
a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e
eliminatória |
08/08/2024 |
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e
Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
09/08/2024 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e
eliminatória |
12/08/2024 |
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos
candidatos aprovados antes da etapa de recursos |
13/08/2024 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de
reconsideração do resultado preliminar |
14/08/2024 |
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da
listagem final de candidatos aprovados |
15/08/2024 |
7.1. O presente
processo seletivo será válido por
6 (seis) meses,
contados a partir da data de publicação deste Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante
interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da bolsa somente
conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros,
alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em
que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As atividades
terão início em 02/09/2024
e término em 28/02/2025, condicionado à liberação do recurso financeiro
por parte do financiador do Projeto.
8. DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Elaboração
de Diagnóstico de Conservação e a Conservação Preventiva para a Preservação e a
Difusão de Documentos, Conhecimentos e Remanescentes Materiais do antigo
Destacamento de Operações de Informações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São
Paulo”, EDITAL N°073/2024.
8.2. Os recursos serão avaliados
pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será
aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9. DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá
assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do Termo, logo após a
publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e
enviá-la para o e-mail do Projeto: plens@unifesp.br
9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja
conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco
do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de
inteira responsabilidade do(a) solicitante.
10.2. A inscrição
pressupõe
a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA
PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados
pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às
informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a
finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas,
questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos
titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado
de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do
e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da fase de recursos:
Bolsista de Iniciação Científica -
BOL.PESQ.DOC
TITULAR
Isadora Aparecido Fernandes da Rosa
SUPLENTE
Milena de Farias de Souza
Bolsista de Iniciação Científica -
BOL.PES.ARQ
TITULAR
Sofia Guedes Schulte Ulguim
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista:
Bolsista de Iniciação Científica -
BOL.PESQ.DOC
TITULAR
Isadora Aparecido Fernandes da Rosa
SUPLENTE
Milena de Farias de Souza
NÃO COMPARECEU À ENTREVISTA
Marina Luz de Carvalho
Bolsista de Iniciação Científica -
BOL.PES.ARQ
TITULAR
Sofia Guedes Schulte Ulguim
Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase
de entrevistas que será realizada no dia 13/08/2024, nos horários
especificados.
As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma Google Meet.
Link da videochamada: https://meet.google.com/csb-bsqx-vqn
BOL.PESQ.DOC
10h00min - Marina Luz de
Carvalho
10h20min - Milena de Farias
de Souza
10h40min - Beatriz de
Oliveira Lima
11h00min - Isadora Aparecido Fernandes da Rosa
Link da videochamada: https://meet.google.com/cgr-tfeb-srs
BOL. PES.ARQ
14h00min - Sofia Guedes Schulte Ulguim
Por motivos intrínsecos ao projeto o cronograma do processo seletivo foi alterado conforme segue:
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
2ª fase |
Convocação para Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
12/08/2024 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
13/08/2024 |
4ª fase |
Resultado preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
14/08/2024 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
15/08/2024 |
6ª fase |
Resultado pós recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
16/08/2024 |